Seres vivos
Uma característica de todos os seres vivos a capacidade que temos de gerar descendentes, é muito importante para a manutenção das espécies.
Tipos de Reprodução
*Reprodução Sexuada - O que caracteriza a reprodução sexuada e a ocorrência de gametas (células reprodutivas, os gametas masculinos são os espermatozoides, e os gametas femininos são os óvulos) que ao se unirem formam um novo ser geneticamente diferente dos progenitores. Esta diferença acontece porque no processo de formação dos gametas ocorre à meiose, e nela a recombinação gênica.
* Reprodução assexuada, é um processo biológico através do qual o organismo produz uma cópia geneticamente igual a si, sem a intervenção dos gametas. Os novos seres vivos podem nascer a partir de fragmentos do outro ser vivo. Os indivíduos que surgem são geneticamente idênticos entre si, ela ocorre quando se forma clones a partir de um ser vivo, essa reprodução pode ocorrer pelo meio da esporulação (processo de reprodução onde os organismos produzem esporos que são liberados no ambiente e quando encontram condições favoráveis germinam. Exemplos: fungos e algas), bipartição (os indivíduos se dividem em dois com dimensões sensivelmente iguais. Exemplo: ameba, planária, paramécias), brotamento (o broto se desenvolve no individuo e após um tempo se desprende, passando a ter uma vida independente. Exemplos: fungos, as hidras, as esponjas e até certas plantas) e regeneração (quando algum fragmento é retirado, ao encontrar condições ideias de sobrevivência, pode se regenerar e dar origem a um novo individuo. Exemplos: planarias, esponjas e algumas plantas).
Bipartição Esporulação
Brotamento Regeneração
Tipos de ovos
O vitelo é um material rico em substâncias nutritivas que tem a função de nutrir o embrião até que ele consiga obter o próprio alimento do ambiente. Cada organismo vivo apresentam células-ovo com vitelo em quantidade e distribuição diferentes, os ovos podem ser