Seres vivos
29/09/2010
Disciplina: Biologia
Ano e Semestre: 1º Ano, 1º Semestre
Ano lectivo: 2010/2011
Características dos
Seres vivos
Os organismos vivos apresentam várias características em comum. São elas:
Organização
A célula é considerada a unidade básica da vida de todos os organismos vivos. Esta é constituída por moléculas que, por sua vez, são formadas por átomos.
De acordo com o número de células que compõem os seres vivos é possível classifica-los em:
Seres unicelulares – constituídos por uma única célula. Ex: Paramécia
Seres pluricelulares – constituídos por várias células. Ex: Homem
Relativamente á organização celular, um organismo pode ser:
Procariota – constituído por uma só célula muito simples, sem núcleo organizado
Eucariota – constituído por células mais complexas que as procariotas, com núcleo organizado e delimitado por um invólucro. Estas podem ser animais ou vegetais.
Quando as células se diferenciam, isto é, quando desempenham a mesma função, formam os tecidos. Estes, ao associarem-se, originam os órgãos, os quais, também se associam entre si, formando sistemas de órgãos. Estes sistemas cooperam na formação de organismos.
Um grupo de organismos da mesma espécie, que habitam determinada área, num determinado período de tempo, forma uma população. Populações de espécies diferentes que interagem entre si constituem uma comunidade. Ao conjunto formado pelos seres vivos que vivem numa determinada área, pelo meio que ocupam e pelas interacções que entre eles estabelecem chama-se ecossistema. A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas.
Aquisição de matéria e energia
Matéria - provém de alimentos que fornecem os nutrientes necessários á actividade celular.
Energia - capacidade de trabalhar e de manter a organização da célula e do organismo. A energia mais utilizada pelos organismos vivos é a energia luminosa.