SER SUSTENTÁVEL
UFF 2009
GESTÃO DE RH
Profª. Ylana Miller
PROJETO
SER SUSTENTÁVEL
Aluna: Margareth Marroni
21/08/2010
O PROJETO:
Quais são as grandes mudanças que precisam ser introduzidas nas formas de produzir, de legislar, de se relacionar com o meio ambiente, de governar, de morar e de trabalhar para que o Brasil seja um país sustentável?
Em 2002, durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em
Johanesburgo, na África do Sul, a ONU ratificou as Metas de Desenvolvimento do Milênio, que foram instituídas em 2000. Naquela ocasião, apesar do sentimento de frustração quanto aos acordos multilaterais entre governos, a significativa participação do setor empresarial trouxe uma nova esperança para a sociedade global. Ficou demonstrada a possibilidade de geração de valor em sintonia com a promoção do bem estar social e da conservação ambiental.
As decisões de Johanesburgo criaram como conseqüência a necessidade de um novo arranjo entre governos, empresas e sociedade civil em prol do desenvolvimento sustentável, onde cada setor deve gerenciar de maneira pró-ativa, ética e transparente seus resultados econômicos, sociais e ambientais.
O conceito e os rumos do desenvolvimento sustentável vêm sendo debatidos em diferentes esferas de decisão – governos, organizações não governamentais, universidades, empresas e centros de pesquisas em todo o mundo e apontam a sustentabilidade como o caminho para garantir uma melhor qualidade de vida para o homem e a sobrevivência do planeta Terra.
“Ser sustentável” é uma série de programas de televisão sobre os diversos temas que envolvem a questão da sustentabilidade de maneira a difundir conhecimento e práticas que vêm sendo adotadas, por países, governos, empresas, ONGS e pessoas levando ao telespectador informações, debates e exemplos que possam ser reproduzidos. O objetivo é mostrar o que evoluiu no Brasil 10 anos depois de Johanesburgo.
A temática do desenvolvimento