Ser pessoa, ética e cidadania
Resenha baseada na unidade 3
O ser humano sempre foi alvo de estudo, por causa da sua curiosidade em saber, a sua verdadeira origem. Nestes últimos séculos este estudo vem se aprofundando cada vez mais, pois o homem não aguenta mais tanta informação sem conclusão.
Conforme o texto sendo resenhado, temos que nos séculos 13, 14, 15, 16,17 e 18, surgi o movimento filosófico chamado humanismo, o qual tenta explicar a história, as diferentes culturas, natureza e destino deste ser tão inteligente, porém com tantas dúvidas sobre si mesmo.
Começou nos séculos citados acima, o estudo sobre as dimensões humanas, como a dimensão da consciência, ou seja, ele sendo um ser inteligente e racional, procurando encontrar respostas para tantas dúvidas.
A dimensão do amor que deixa claro que todos são iguais, não existe ninguém melhor e sim todos dependendo uns dos outros, amor ao próximo, vivendo em verdadeira comunhão, apesar de tanta violência que vemos hoje isso deveria ser a principal busca.
Dimensão da liberdade que hoje está esquecida por muitos, mais graças a Deus que a maioria é do bem, além isso o homem é livre pra escolher o caminho que quer trilhar, o do bem ou do mal.
Analisando está unidade sabemos que a liberdade total só haverá quando Deus por um fim na maldade.
O homem nunca desistiu, foi criado a ONU, que em todos os seus artigos defende os direitos humano com unhas e dentes. Criando regras e normas para que os direitos fossem respeitados.
A ética atua em todos os campos da nossa sociedade, ou deveria, na politica, educação e em outros campos, porém, a corrupção vem na contra mão da ética e isso e lastimável.
Parece que não existe saída, enquanto o ser humano não olhar para o outro e ver a si mesmo, será muito difícil de mudar as atitudes dessa minoria, porém opressora, que mantem o controle sobre a maioria.
Só haverá mudança quando tivermos um governo que pense na maioria, que não seja ganancioso, que tenha o coração