ser diferente é normal?
Questão: O que nós fazemos para nos enquadrar nessa sociedade?
Com base nas músicas Ser diferente é normal (Lenine) e Ciranda da Bailarina (Chico Buarque) e nos textos-base 1 e 2 propostos,ser diferente é normal,o que não é normal é ser desigual.
“O ser humano é muito rápido para enfurecer e se envaidecer e muito lento para amar e se compadecer.A verdade é que o medo e o preconceito andam de mãos dadas... Essa é a realidade, a verdadeira realidade. Quer mudar?Comece por você!”
(You Tube:Ser diferente é Normal)
O Brasil é o 8º país em desigualdade social na frente apenas da latino-americana Guatemala e de outros países africanos.De acordo com o documento 46,9% da renda nacional brasileira,concentra-se nas mãos dos 10% mais ricos, já os 10% mais pobres, ficam só com 0,7% da renda.
Segundo Ricardo Fuentes,representante do PNUD(Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), os programas não tem sido suficientes, a desigualdade social pode travar a expansão da economia.
O estudo revela ainda que a transferência de 5% da renda dos 20% mais ricos do país para os mais pobres, seria capaz de retirar 26 milhões de pessoas da linha da pobreza e reduzir a taxa da pobreza de 22% para 7%.(ZIMERMANN;SPITZ)
Texto Complementar:
Desigualdade social e renda injusta
“Atenção: não confundir desigualdade com pobreza.Desigualdade resulta da distribuição desproporcional da renda entre a população.
Na América Latina, a renda é demasiadamente concentrada nas mãos de uma minoria da população dos mais ricos. São apontados como principais causas a falta de acesso da população a serviços básicos, como transporte e saúde; os baixos salários; a estrutura fiscal injusta (os mais pobres pagam, proporcionalmente,mais impostos que os mais ricos) e a precariedade do sistema educacional.
Na América Latina a desigualdade é agravada pela discriminação racial e sexual.Mulheres negras ganham menos que mulheres brancas, recebem salários menores que homens