ser diferente é normal
AO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
SEABRA 2013
ATIVIDADE DE PORTIFÓLIO
Ser diferente é normal Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Ética, Política e Sociedade, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social I.
Orientador (es) Prof. Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi
SEABRA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ....................................................................................04
..2. DESENVOLVIMENTO ........................................................................05
3. CONCLUSÂO...................................................................07
4. REFERÊNCIAS ...................................................................................08
INTRODUÇÃO:
A questão das diferenças, que sejam tom de pele, tipo de cabelo, condição social e/ou intelectual, escolha religiosa e/ou sexual, entre outros, na sociedade é um dos grandes desafios do Brasil e do mundo. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado formas para trazer ao conhecimento de todos a importância do respeito a cada individuo com suas diferenças. Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para a construção de uma sociedade justa e igualitária para todos, sem distinção.
DESENVOLVIMENTO:
Vivemos em uma sociedade que se diz “igualitária”, onde os direitos e deveres são para todos. O artigo I, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, determina que: “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade”. Mas será realmente que na pratica isso acontece? Tomemos como base o sujeito “diferente”, seja pela diferença do tom de pele, tipo