Sequência para berçários
Descobrindo o corpo através do movimento e da brincadeira
Berçário
Diretora: Cladis Lengler Lermen
Coordenadora: Raquel Cristina Wolter
Professoras: Maria Adelia Vieira Sueli Hahn Liete T. H. Fukuhara
Justificativa
A hora de brincar é muito mais do que um momento de recreação e deve fazer parte da rotina escolar da criança. Conforme Sacchetto a brincadeira possibilita o desenvolvimento de aptidões físicas, mentais e emocionais. Uma infância estimulante com brincadeiras apropriadas a cada etapa de desenvolvimento, em um ambiente adequado e motivador, estabelecerá a qualidade de experiências que serão vividas pela criança e contribuirá para a formação de uma personalidade íntegra e completa, fato que ocorre até os seis anos de idade.
As brincadeiras lúdicas colocam a criança em contato com os sentimentos, o que a faz amadurecer e colabora em experiências da vida adulta. Algumas brincadeiras que envolvem o meio ambiente tornam a criança ativa e criativa. Através do corre-corre, sobe e desce, entra e sai... a criança explora e amplia a coordenação, o desenvolvimento social, emocional, interpessoal, intrapessoal, corporal cinestésico, lógico-matemático, musical, lingüística, espacial-visual.
Segundo Rizzo, a possibilidade de brincar permite a criança a perceber e incorporar os movimentos, a forma do seu corpo no espaço, o peso de seu corpo, aperfeiçoando assim a movimentação intencional de todo o seu corpo na exploração e conhecimento dele próprio e de todo o ambiente.
Durante as atividades, as crianças são expostas a diferentes tipos de brinquedos e a diferentes localidades, para que possam escolher aquilo que mais a atraem e onde se sintam melhor. Cabe a professora a tarefa de estimular as escolhas da criança valorizando sua individualidade. A educação tem como papel essencial, conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento,