Sentido Tato
Protetora
A pele protege o nosso corpo do ambiente externo funcionando como se fosse uma capa à prova de água, resistente, flexível, ainda por cima, lavável! Além disso, é o maior órgão sensorial do nosso corpo: através dela detectamos o mais leve toque das patas de um inseto ao caloroso aperto de mão. Sabemos se o ambiente está quente ou frio e se um determinado estímulo físico ou químico está para causar uma lesão. Combinando todas essas sensações nós podemos examinar as características de um objeto: sem vê-lo, podemos enfiar a mão dentro do bolso e distinguir uma chave de uma moeda. Os olhos, as orelhas e o nariz detectam estímulos sensoriais à distância, mas a pele, enquanto órgão sensorial precisa interagir diretamente com a fonte de estímulo. E de fato, podemos ver e ouvir uma pessoa à distância, cheirar o seu perfume, mas o contato direto estabelecido com ela, através do aperto de mão ou de um abraço, parece proporciona-nos uma certeza incontestável da sua presença.
O sentido do tato é o primeiro sentido a se desenvolver no homem e são importantíssimos para o crescimento, desenvolvimento e aprendizado da criança, pois por meio do toque ela consegue receber estímulos de outras pessoas, adquirindo confiança e autoestima. Além disso, o tato é o único sentido que se conserva atento no período em que o indivíduo está dormindo, funcionando como uma espécie de guarda do sono.
Tato:
O tato é muito importante para as pessoas cegas, pois é com o tato que superam suas dificuldades por falta da visão. Para se localizarem, usam a bengala, que serve como extensão do braço, a leitura em Braille também é muito usada. O alfabeto em braile, que permite os cegos lerem. A pele nos põe em contato com o mundo que nos cerca e tem várias funções como proteção, manutenção da temperatura, defesa imunológica, além da sensorial que atua intimamente em nosso sistema psíquico (principalmente sentimentos e emoções). A dor resulta de estímulos captados