sensoriamento remoto
Resposta: Quando a luz chega ao globo ocular passa pela lente e é focalizada na retina. Na retina, então, há vários fotorreceptores que transformam a energia luminosa recebida pelo espectro em sinal neural. O sistema visual humano, porém, interpreta tal sinal de forma peculiar, ou seja, cada homem tem sua visualização única da cor – é um problema psico – físico, o que é azul para um é um azul diferente para outro.
2 QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM ARQUIVO RASTER?
Resposta: Um arquivo raster é o produto de um imageamento ordenado e digital. Se constitui de uma matriz cujas linhas e colunas dão coordenadas de cada ponto na imagem, sendo essas mínimas divisões conhecidas por pixel e a intensidade de nível de cinza correspondente a um valor conhecido como digital number que é gravado e registrado no arquivo.
3 SE O SINAL MEDIDO NO DETECTOR DE PLATAFORMA ORBITAL NÃO CORRESPONDE À VARIÂNCIA REAL DA ÁREA IMAGEADA, COMO RESOLVER ESSE PROBLEMA PARA OBTER VALORES RELATIVOS DE REFLECTÂNCIA/EMITÂNCIA MAIS PRÓXIMOS AOS VERDADEIROS?
Resposta: Na maioria dos casos a atmosfera com efeitos de absorção e espalhamento interfere nos dados registrados pelo sensor. Há muitas formas de se corrigir essas distorções, uma delas é a do mínimo histograma. Num histograma estão relacionados a distribuição dos pixels no níveis de cinza. Para a técnica tem-se o conceito de que nuvens densas, sombras delas e de relevo, além de corpos límpidos de água possuem máxima absorção (reflectância nula), ou seja, nível de cinza igual a zero. Então, com base no histograma, vê-se qual o valor mínimo que os sensores atribuíram a essas áreas e tal valor é subtraído de todos os pixels de todas as bandas. Outro método, constitui em subtrair os corpos negros das bandas, fazendo os valores de reflectância recuarem o mais próximo de sua origem.
4 COMO OCORRE A TRANSFORMAÇÃO DO SISTEMA DE CORES RGB PARA HSV?
Resposta: O sistema de