sensoriamento remoto
A transferência de massa é um aspecto importante de um grande número de operações de processamento de alimentos: é um fator fundamental em extrações com solvente, destilação e processos com membranas e é um fator importante na perda de nutrientes durante o branqueamento. A transferência de massa de gases e vapores é um fator primário na evaporação, na desidratação, no forneamento e no cozimento, na fritura e na liofilização, também é a razão de queimaduras durante congelamento e por isso é a causa da perda de qualidade alimentar em alimentos refrigerados, mantidos em atmosfera modificada e embalados.
Analogamente à transferência de calor, os dois fatores que influenciam a taxa da transferência de massa são força motora que move os materiais e resistência ao seu fluxo. Ao considerar sólidos dissolvidos em líquidos, a força motriz é a diferença na concentração de sólidos, ao passo que para gases e vapores e vapores é a diferença na pressão parcial ou pressão de vapor. A resistência surge do meio através do qual o liquido, gás ou vapor se move e de qualquer interação entre o meio e o material.
Sumário
Sumário 1
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 - Tabela de difusividade de alguns gases .........................................................10
LISTA DE FIGURAS
Figura 1- Transferência de massa por difusão em uma mistura binária de gases ......... 12
Figura 2 - Conservação da massa de uma espécie química em um volume de controle 12
1. ORIGENS FÍSICAS E EQUAÇÕES DAS TAXAS
A transferência de calor por condução e a difusão mássica são processos de transporte que têm a sua origem na atividade molecular. Considere uma câmara na qual duas espécies gasosas diferentes, a uma mesma temperatura e pressão, encontram-se inicialmente separadas por uma participação. Se a participação, for removida, as espécies serão transportadas por difusão. A fig. 1 mostra a situação que poderia existir logo após a remoção da partição. Uma maior concentração