sensores
1 Introdução
Na eletrônica um sensor é conhecido como qualquer componente ou circuito eletrônico que permita a análise de uma determinada condição do ambiente, podendo ela ser algo simples como temperatura ou luminosidade. Pode ser também uma medida um pouco mais complexa como a rotação de um motor ou a distância de um carro até um obstáculo próximo, ou até mesmo eventos distantes do nosso cotidiano, como a detecção de partículas subatômicas e radiações cósmicas.
A ciência aeronáutica abrange um leque muito grande de operações e em todas elas é fundamental a medida de condições de ambiente seja para a navegação ou para a realização de estudos meteorológicos, entre outros.
No presente trabalho serão apresentados com maior nível de detalhamento os sensores utilizados no sistema de visão por infravermelho e o sistema de medição de altitude.
Serão apresentados também outros tipos de sensores utilizados no ambiente aeronáutico bem como o funcionamento, aspecto físico e algumas aplicações práticas.
2 FLIR
O FLIR (do inglês "Forward Looking Infra-Red" - algo como "infravermelho olhando para a frente" - ou sensor de visão frontal infravermelha, é um dispositivo que detecta a radiação infravermelha emitida por objetos "quentes" (ou seja, que emitem ondas de radiação infravermelha. Usam portanto a energia térmica emitida para formar, com a ajuda de um processador digital, imagens tridimensionais dos objetos observados, criando uma espécie de "retrato térmico" dos mesmos em tempo real, podendo ser usados para ajudar a pilotos e motoristas dirigir seus veículos na escuridão da noite ou na névoa ou ainda detectar objetos providos de calor contra um fundo frio, quando é impossível a percepção visual dos mesmos, como em noites completamente escuras ou locais cobertos pela fumaça, possuindo óbvias aplicações militares.
2.1 Estrutura do Sensor
Imagem térmica: esta tecnologia opera por meio da captura da porção superior do