sensores
• Definição: Dispositivo de entrada que converte um sinal de qualquer especie em outro sinal que possa ser transmitido ao elemento indicador, para que este mostre o valor da grandeza medida.
Num processo automatico pode‐se utilizar dois tipos de variaveis analógicas ou digitais, para que, após o processamento das informações contidas nessas variáveis, o controlador tome decisões como: ligar/desligar um motor, acender uma lampada, ligar/desligar um sistema de aquecimento, entre outras.
• O elemento que "sente" o que ocorre no processo, fornecendo informações sobre o estado das variáveis monitoradas e chamado de sensor.
• Sensores produzem um sinal que permite medir uma quantidade de uma grandeza como: • Força,
Torque,
Temperatura,
Posição,
Velocidade e etc...
CLASSIFICAÇÃO
• Tipo de Variável Controlada:
1. Sensores Contínuos: Fornecem medições contínuas das variaveis monitoradas;
2. Sensores Discretos: Apresentam dois estados: atuados ou não
somente
• Funcionamento:
1. Auto alimentados: Produzem um sinal elétrico de saída sem a necessidade de uma fonte de alimentação.
Ex.: Um termopar varia seu sinal resistivo de saída, a partir da variação da temperatura detectada. 2. Com alimentacao externa: Requerem uma fonte de alimentação para poder‐se obter um sinal de saida.
Ex.: A termoresistência necessita de uma fonte de alimentação para interpretação do sinal. • Tipos de Sensores:
1. Posição e Velocidade: Sensores dedicados a medicao de velocidade, aceleracao e/ou posicionamento nos movimentos de máquinas e equipamentos.Podendo ser lineares ou rotativos. Lineares: Conhecidos como réguas digitais, são instalados diretamente no local onde se realiza o movimento e fornecem informação em tempo real do posicionamento.
Rotativos: São acoplados diretamente ao eixo de motores para medir a posicao do eixo.
2. Sensores de Contato: Botões que são acionados quando a alavanca