Sensores
Aquisição de dados de sensores é um processo automatizado de recolha de informação (temperatura, pressão, etc.) relativa um determinado fenômeno ou processo. Este processo de monitoração está associado a um processo de controle, ou seja, de atuação sobre o sistema em estudo, de forma a controlar o valor de uma ou mais variáveis monitoradas.A aquisição de dados consiste na troca de sinais elétricos, na forma analógica (sinais em tensão ou corrente com variação contínua num determinado intervalo) ou digital(sinais discretos, que assumem apenas dois valores possíveis). Um sinal analógico é, por exemplo, gerado por um sensor de pressão, sendo a intensidade do sinal proporcional à pressão medida. Igualmente, uma válvula de posição continuamente variável será atuada por um sinal analógico, estando a fração de abertura relacionada com a intensidade do sinal recebido. Por outro lado, uma válvula “on/off” (que apenas abre ou fecha completamente, sem assumir posições intermédias) será atuada digitalmente, uma vez que apenas pode assumir duas posições discretas. Assim, um sistema de aquisição de dados poderá possuir várias entradas e saídas analógicas, bem como várias entradas e saídas digitais.
Características de Sensores
Função de transferência
A função de transferência estabelece a relação entre o sinal de entrada e o sinal de saída. É sempre possível determinar uma função de transferência ideal para um sensor.
Precisão
Característica de grande importância que significa na verdade,imprecisão
É normalmente descrita como a diferença entre o valor ideal de entrada e o valor com maior desvio atingido pelo sensor depois de convertido inversamente
Gama de entrada
É a quantidade de valores que o sensor tem a capacidade de converter
Gama de saída
É a diferença entre o sinal de saída mínima e o sinal de saída máxima.
Erro de calibraçao
Erro admitido pelo fabricante quando um sensor é calibrado
Histerese
O erro de histerese é o desvio