sensores infravermelho
– Estes sensores tem uma parte que emite um feixe de radiação infravermelha e outra que recebe...
5.4 - BARREIRA ULTRA-SÔNICA
A idéia básica dessa barreira invisível é simples de ser entendida: temos um emissor de ultra-sons que envia seus sons (inaudíveis para o ouvido humano) para um receptor que pode ser colocado diretamente na sua direção, ou de tal modo que capte os sons refletidos num obstáculo, como mostra a figura. Se algum objeto ou pessoa no “campo” dos sinais ultra-sônicos se movimentar, ele perturbará sua propagação o que será sentido imediatamente pelo receptor. O receptor, do tipo sintonizado, percebe qualquer anormalidade no sinal que recebe e quando isso ocorre ele dispara um relê temporizado, o qual pode servir para tocar um alarme, acender uma luz ou mesmo ativar algum outro tipo de dispositivo de segurança (fechar portas e janelas).
Figura 5.13 - Transmissor/Receptor ultrasônicos
Os ultra-sons têm muitas vantagens na utilização em relação aos sistemas fotoelétricos. A primeira está no fato de que eles não podem ser percebidos, o que não ocorre nos sistemas com luz que, se for visível
Instrumentação e Controle Capitulo 05 Sensores de Presença74 pode ser facilmente detectada pelo intruso.
A segunda está no fato de que eles refletem em muitos objetos e na reflexão não formam qualquer padrão visível, o que não ocorre com a luz. Uma parede é um excelente refletor para os sinais e desta forma possibilita sua utilização como elemento do próprio sistema de alarme.
A distância máxima que o transmissor pode ser colocado do receptor é da ordem de 15m, mas isso variará sensivelmente em função das condições dos locais a serem protegidos.
01. Quais os componentes do sensor óptico: a) Resistência, válvula e diodo. b) Termostato, diodo