Sensores Infravermelhos e Suas Aplicações
Atualmente, os sensores de infravermelho são utilizados em muitos eletrônicos como, por exemplo, os ar condicionados, leitores de códigos de barra, entre outros. Esses sensores se dividem entre ativos e passivos. Um sensor de infravermelho ativo é composto por um emissor de luz infravermelha e um receptor, que reage a essa luz. Entretanto, um sensor infravermelho passivo não emite luz infravermelha, apenas capta esse tipo de luz no ambiente.
Pode-se dizer que o sensor infravermelho, de fato, é o receptor e este componente possui três pinos que medem a frequência da luz. Desses três pinos, um é o Vcc, um é o GND e o outro é o sinal, que na figura abaixo está como Vout.
Observações:
Como existem vários modelos destes sensores de três pinos, podem existir algumas variações entre eles, como por exemplo, os pinis GND e Vcc estarem alternados.
O pino de sinal (Vout) fornece uma corrente elétrica de duração de meio período de luz emitida, o que é um tempo muito pequeno, que dificulta um pouco a sua utilização.
Funcionamento: Para utilizar os sensores infravermelhos em conjunto com o Arduíno, temos três métodos que são: utilizar a função punseIn(PINO) que funciona razoavelmente, utilizar um método de leitura alternativa “crua”, muito mais complexa, recomendada para usuários avançados, e o método mais simples, que é utilizar uma biblioteca open-source, como por exemplo a IRremote.
Após a biblioteca ser instalada, o sensor infravermelho deverá ser ligado de tal modo:
E o código a seguir, é o código que deverá ser utilizado.
1. #include
2. int RECV_PIN = 2; // o pino ligado ao sensor infravermelho
3. IRrecv irrecv(RECV_PIN);
4. decode_results results;
5. void setup()
6. {
7.
Serial.begin(9600);
8.
irrecv.enableIRIn(); // Inicializa o receptor
9. }
10. void loop() {
11.
if (irrecv.decode(&results)) {
12.
Serial.println(results.value);
13.