Sensores Industriais
A UU AL
A L
7
7
A
Sensoriamento
A
tualmente, é muito comum nos depararmos com situações em que devemos nos preocupar com a segurança pessoal e de nossos bens e propriedades. Daí decorre a necessidade de adquirir dispositivos e equipamentos de segurança, como os sistemas de alarme.
Esses sistemas de alarme são basicamente equipamentos destinados a sinalizar que alguém está tentando violar alguma entrada, forçando portas ou janelas.
Um síndico de um prédio apresentou aos condôminos o orçamento de algumas empresas de segurança, para implantação de um sistema de alarme no condomínio.
Os diversos orçamentos variavam bastante em termos de custos, e todas as propostas sugeriam a instalação de uma central de alarme, diferindo fundamentalmente quanto aos pontos de colocação dos sensores e aos seus modelos e tipos.
Como pode ser observado em tal situação, seleciona-se cada sensor de acordo com sua possível localização e com o tipo de função a realizar.
Os condôminos, além de analisarem o valor das propostas, tiveram de estudar a adequação dos sensores propostos, a fim de evitar gastos desnecessários com manutenção e trocas devidas à especificação inadequada.
Exemplos de aplicações
O sistema de alarme é um exemplo típico e atual de utilização de sensores.
Mas há uma variedade de áreas em que os sensores encontram aplicação.
Num automóvel, por exemplo, identificamos várias dessas aplicações:
· o sistema de indicação do volume de combustível no tanque;
· o sistema de indicação do nível de óleo no cárter;
· o sistema de freios;
· os sistemas mais modernos que indicam que as portas estão abertas e que o cinto de segurança não está sendo utilizado.
Um problema
www.mecatronicadegaragem.blogspot.com
A U L A
7
Podemos afirmar que todos os sistemas que necessitam de algum tipo de controle requerem sensores, para fornecer informações ao controle.
Nesses exemplos, pode-se observar que a