sensores de cameras
As câmeras mirrorless ("sem espelho"), recebem este nome justamente por não possuírem o espelho posicionado à frente do sensor que envia a imagem para o viewfinder.
Como consequência (da ausência do espelho), elas não possuem viewfinder óptico como as SLR, ou seja, não é possível ver o que a lente está enxergando exatamente. Mas será que você realmente precisa do visor?
O monitor LCD atende a grande maioria dos usuários e alguns modelos contam com o viewfinder eletrônico, que também gera imagens de qualidade, e alguns modelos que não possuem viewfinder contam com visores eletrônicos opcionais.
DSLR
As câmeras DSLR são as mais indicadas para quem deseja ingressar no mundo da fotografia manual. As versões mais básicas, também conhecidas como "de entrada".
A Canon EOS Rebel T3i por exemplo, é uma DSLR simples e possui excelente desempenho tanto na captura de imagens quanto em filmagem. Como ela é um modelo relativamente antigo, pode ser encontrada a preços mais acessíveis.
As mais avançadas possuem sensores que ultrapassam a casa dos 50 mega pixels, mas obviamente são utilizadas para trabalhos específicos e são muito caras. Por isso, os modelos medianos com preços menos astronômicos, como a Nikon D800 e a D4S caíram no gosto dos fotógrafos profissionais.
Câmeras com recursos especiais
Alguns modelos de câmeras possuem recursos bem específicos, como as câmeras de ação, 3D, a prova d'água e instantâneas. Apesar de geralmente cumprirem muito bem o que prometem, é preciso ficar atento às limitações.
Câmeras de ação
As câmeras de ação possuem sistema de estabilização avançado, que resultam em vídeos menos tremidos, nas condições mais adversas. Também oferecem excelente velocidade, que permite capturar várias imagens por segundo em resolução máxima, geral filmes com altas taxas de quadros progressivos (60p ou mais) e torna cada quadro de seus vídeos bem nítidos.
Elas são muito utilizadas em esportes radicais, e por isso possuem boa resistência,