sensor lm35
Neste trabalho vamos mostrar um medidor de temperatura usando o Arduíno e o sensor lm35. Vamos apresentar inicialmente aspectos gerais como a definição, tipos e características de sensores, logo mostraremos como o nosso medidor de temperatura, usando o Arduíno, funciona. Apresentaremos suas utilidades comerciais, alguns componentes do projeto, e a aplicação comercial desse tipo de sensor.
2. Definição de Sensores
Podemos definir a palavra sensor como “aquilo que sente”. Na eletrônica, um sensor é conhecido como qualquer componente ou circuito eletrônico que permita a analise de uma determinada concisão do ambiente, podendo ela ser algo simples como temperatura ou luminosidade, uma medida um pouco mais complexa como a rotação de um motor ou a distancia de um carro até algum obstáculo próximo ou até mesmo eventos distantes do nosso cotidiano. Como a detecção de partículas subatômicas e radiações cósmicas.
Os sensores podem ser classificados como um tipo de transdutor. Um transdutor é um componente que transforma um tipo de energia em outro. Porem, um sensor pode ser definido com um transdutor especifico que transforma algum tipo de energia (luz, calor, movimento) em energia elétrica, utilizada para a leitura de alguma condição ou característica do ambiente.
2.1. Transdutores
Os transdutores convertem uma grandeza em outra, no nosso caso uma temperatura num sinal elétrico que pode ser uma corrente ou uma tensão. Os transdutores podem então ser usados como sensores na medição ou controle de temperaturas.
2.2. Aplicação dos sensores de temperatura
O controle de temperatura é necessário em processos industriais ou comerciais, como a refrigeração de alimentos e compostos químicos, fornos de fusão (produção de metais e ligas, destilação fracionada (produção de bebidas e derivados de petróleo), usinas nucleares e aquecedores e refrigeradores domésticos (fornos elétricos e microondas, freezers e geladeiras).
2.3. CIs Sensores VANTAGENS X