sensor de fluxo
2.1. Considerações Iniciais
Este capítulo tem por objetivo revisar a literatura e analisar as informações já publicadas por outros autores sobre o que é um projeto pequeno e as suas metodologias de gerenciamento.
Os principais conceitos e processos do PMBOK® Guide (2008) são descritos em destaque, bem como o Ciclo PDCA.
Este referencial teórico foi obtido através do levantamento bibliográfico: leitura de livros, mídia eletrônica, periódicos, artigos, dissertações e relatórios de pesquisa.
2.2. Ciclo PDCA
Focado na melhoria contínua da qualidade, o ciclo PDCA, foi desenvolvido por Walter A.
Shewart na década de 1920, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por este no Japão após a II Guerra Mundial. É uma técnica simples que visa o controle de processos de gestão, podendo ser usado de forma contínua para o gerenciamento das atividades de uma organização e também no gerenciamento de projetos:
O que fundamenta o uso das boas práticas de gerenciamento de projetos é algo muito simples e completo: o PDCA (Plan – Do – Check – Act). Quem compreender e aplicar bem o PDCA conseguirá ter sucesso na aplicação do gerenciamento de projetos, qualquer que seja sua fonte de boas práticas. (PASSOS, 2008b, p. 80).
Figura 1: Ciclo PDCA
Fonte: Desenho do autor
19
Para garantir que os objetivos do projeto sejam alcançados com sucesso precisamos cumprir quatro fases definidas do ciclo PDCA, conforme figura 1, que consiste no seguinte conjunto de ações a serem realizadas continuamente em seqüência, conforme definidos por Shewart e
Deming (Wikipédia):
· Plan (planejamento): planejamento da execução do projeto.
· Do (execução): execução do projeto com os registros adequados das ocorrências.
· Check (verificação): monitorar e avaliar periodicamente se a execução do projeto está de acordo com o planejado.
· Act (ação): ações corretivas para realinhar o projeto.
Dessa forma, o projeto só