sensações somáticas
Sensações Somáticas: I. Organização Geral; o Sentido Tátil e de Posição Corporal.
Os sentidos somáticos são os mecanismos nervosos que coletam as informações sensoriais provenientes do corpo. Esses sentidos diferem dos chamados sentidos especiais, que se referem, especificamente, a visão, audição, olfação, gustação e equilíbrio.
CLASSIFICAÇÃO DOS SENTIDOS SOMÁTICOS
Os sentidos somáticos podem ser classificados em três diferentes tipos fisiológicos: os sentidos somáticos mecanorreceptivos que incluem as sensações táteis e de posição, que são sensações estimuladas por deslocamento mecânico de alguns tecidos corporais, os sentidos termorreceptivos, que detectam calor e frio, e o sentido da dor, que é ativado por qualquer fator capaz de levar à lesão tecidual.
Os sentidos táteis incluem os sentidos de toque, pressão, vibração e cócegas, e os sentidos de posição incluem os sentidos de posição estática e de velocidade de movimento. Muitas vezes, as sensações somáticas são grupadas a outras classes de que são:
Sensações exterorreceptivas são as provenientes da superfície corporal
Sensações propriocepúvas são as relacionadas ao estado físico corporais,
Sensações profundas são as provenientes dos tecidos profundos, tais como músculos, ossos, e outras.
DETECÇÃO E TRANSMISSÃO DAS SENSAÇÕES TÁTEIS
Inter-relação entre as sensações táteis de toque, pressão e vibração.
Apesar de serem classificadas como sensações distintas, tanto o toque como a pressão e a vibração são detectados pelos mesmos tipos de receptores. Entre essas sensações só há três diferenças: a sensação de toque, a sensação de pressão, e a sensação de vibração.
Receptores táteis - São conhecidos pelo menos seis tipos diferentes, mas há muitos outros tipos semelhantes a eles, suas características especiais são as seguintes:
As terminações nervosas livres- são encontradas em toda a pele e em muitos outros tecidos, podem detectar toque e pressão.