Sensações somaticas
O trabalho proposto e apresentado a seguir, tem como por objetivo descrever-nos a localização e a função dos receptores sensitivos somáticos para as sensações de dor, de temperatura e de tato, objetiva-se também em ajudar-nos a identificar as receptores para a propriocepção e descrever suas respectivas funções.
De acordo com o material de pesquisa, o livro “Tortora”, ele nos conduz ao inicio da apresentação do nosso tema, define que a sensibilidade somática origina-se da estimulação de receptores sensitivos engastados na pele ou na tela subcutânea; nas túnicas mucosas da boca, vagina e anus; nos músculos, tendões e articulações; e também na orelha interna. Afirma que os receptores sensitivos para a sensibilidade somática estão distribuídos irregularmente, explicando que de certa forma algumas partes da superfície do corpo são densamente povoadas com receptores, enquanto outras contem apenas alguns poucos. O material ainda nos mostra que as áreas com maior densidade de receptores sensitivos somáticos são a ponta da língua, os lábios e as pontas dos dedos. (Tortora, Gerard e Derrickson, Bryan 12º Ed. pág.565)
Sendo assim segue a apresentação dos resultados de nossas pesquisas de forma teórica, na qual mostraremos o conteúdo abrangente do nosso tema, esperamos obter êxito nesta apresentação.
1.1-DETECÇÃO E TRANSMISSÃO DAS SENSAÇÕES SOMÁTICAS
1.1.1-Inter-relações entre as sensações de Tato, Pressão e Vibração
Embora o tato, a pressão e a vibração sejam frequentemente classificados como sensações distintas, todos eles são detectados pelos mesmos tipos de receptores. Há três diferenças principais entre eles:
1ª – A sensibilidade tátil resulta geralmente da estimulação dos receptores para o tato na pele ou nos tecidos imediatamente abaixo da pele.
2ª – A sensação de pressão resulta geralmente da deformação dos tecidos mais profundos.
3ª – A sensação de vibração é resultado da ocorrência de sinais repetitivos e rápidos, porém ão usados