Senhor
Antes de instalar um sistema operacional em uma unidade de disco rígido, essa unidade deve ser particionada e formatada. Depois de particionada, a unidade de disco rígido é dividida logicamente em uma ou mais áreas. Após a formatação da unidade de disco rígido, as partições são preparadas para conter arquivos e aplicativos. Durante a fase de instalação, a maioria dos sistemas operacionais particiona e formata automaticamente a unidade de disco rígido. O técnico deve entender o processo relacionado à configuração da unidade de disco rígido. Os seguintes termos são usados como referência à configuração da unidade de disco rígido:
Partição primária – esta é normalmente a primeira partição. A partição primária não pode ser subdividida em seções menores. Pode haver até quatro partições por unidade de disco rígido.
Partição ativa - esta é a partição usada pelo sistema operacional para inicializar o computador. Somente uma partição primária pode ser marcada como ativa.
Partição estendida – esta partição normalmente usa o espaço livre restante na unidade de disco rígido ou assume o lugar da partição primária. Pode haver apenas uma partição estendida por unidade de disco rígido, e ela pode ser subdividida em seções menores denominadas unidades lógicas.
Unidade lógica – é uma seção da partição estendida que pode ser usada para separar informações para fins administrativos.
Formatação – este processo prepara o sistema de arquivos em uma partição para armazenar arquivos.
Cluster – é também conhecido como unidade de alocação de arquivo. Trata-se da menor unidade de espaço usada para armazenar dados.
Faixa – é um círculo completo de dados em um dos lados da unidade de disco rígido. Uma faixa divide-se em grupos de 512 bytes chamados setores.
Cilindro – é uma pilha de faixas superpostas que assumem uma forma cilíndrica.
Mapeamento de unidade - é o processo de atribuição de uma letra a uma unidade física ou