Senhor
Conforme Ballou, 2006 os depósitos contratados também chamados de arrendados surgiram para as empresas como uma alternativa intermediária aos aluguéis de armazéns públicos dentro de um curto período de tempo e aos aluguéis de armazéns privados por longos períodos.
De acordo com Bowersox e Closs, 2001 os depósitos contratados possuem as mais interessantes e melhores características da armazenagem pública e da armazenagem própria. Muitas empresas necessitam deste serviço em longo prazo, isto torna o aluguel mais vantajoso em termos de custo, neste caso, também temos que levar em consideração o compartilhamento dos riscos.
Além do custo, diversas são as vantagens que os depósitos contratados podem oferecer, entre elas destacam-se: vantagens de especialização; flexibilidade e economias de escala. Isso torna-se possível, devido o compartilhamento de recursos de gerenciamento; mão-de-obra; equipamento e informação, com muitos clientes. O compartilhamento de recursos é uma característica comum destes depósitos, portanto é normal compartilharem recursos com clientes que atuam no mesmo segmento, o que não é muito interessante quando se trata de concorrentes.
Atualmente os depósitos contratados estão agregando em seus serviços diferentes atividades logísticas, como: transporte; controle de estoque, processamento de pedidos; serviço ao cliente e processamento de devoluções.
Existem empresas que desejam focar em apenas uma tarefa (não é esta a palavra adequada), umas apenas produzem, outras apenas vendem, sendo assim, para atender esse público existem armazéns contratados completamente especializados e capacitados para assumir total responsabilidade pela logística.
Ballou, 2006 explica que depósito contratado para estocagem pode ser obtido de diversas formas. Quando se trata de armazéns públicos, é possível oferecer contratos de prazos mais longos em seus espaços. No caso dos armazéns privados, existem empresas que não usam a total