senhor
A operadora de máquinas de cartões Cielo tem uma série de códigos que resumem e detalham erros que podem ocorrer no sistema ou mesmo na conexão com a rede. Cada número tem um significado diferente e resumem informações que quando conhecidas pelo vendedor podem poupar seus clientes de constrangimentos quando houver algum tipo de problema com o cartão, podendo inclusive ajudar o consumidor a resolver o problema com facilidade.
Para ajudar você vendedor e você consumidor a entender estes códigos, caso eles venham a aparecer em algum uso do sistema da Cielo, segue abaixo uma lista detalhada com os códigos e os erros aos quais eles estão relacionados, assim como a solução cabível para cada caso.
Erro 01 do cartão – Venda não autorizada.
O banco emissor do cartão não autorizou compra. Nestes casos, o cliente está realizando uma compra com valor acima do que está acostumado e por questões de segurança, a compra não é autorizada pelo cartão. Basta apenas entrar em contato com a Central de Atendimento de seu cartão para que o problema seja solucionado.
Erro 01 do cartão – Transação negada – Venda não autorizada ou simplesmente 01 – Venda não autorizada.
Afiliação do estabelecimento está com status encerrado na operadora ou seja, o estabelecimento provavelmente não tem mais vínculo com a Cielo. O lojista deve então utilizar outra máquina ou entrar em contato com o suporte da Cielo.
Erro 03 do cartão – Não foi encontrada transação para o Tid ‘***************’. – Venda não autorizada.
Este erro pode ocorrer por diferentes motivos: o número de parcelas ultrapassa o permitido, o código de segurança é inválido, o número do cartão é inválido ou instabilidade no sistema da Cielo. A recomendação é utilizar uma outra máquina para a transação e caso o erro ocorra novamente, entrar em contato com a Central de Atendimento Cielo e do cartão.
Erro 05 do cartão – Venda não autorizada. Contate o emissor