senhor
Deli viveu muito tempo sob comando muçulmano, depois se beneficiou com o poder mogol, herdando sua arquitetura, costumes e religião. A Mesquita de Jama Masjid foi encomendada pelo imperador Mughal Shah Jahan, também o construtor do Taj Mahal, é a maior e mais conhecida mesquita da Índia.
Com a impressionante área de 1200 m2, a Jama Masjid é capaz de albergar simultaneamente 25 mil devotos. A Mesquita tem cerca de 80 metros de altura e 27 metros de largura . Seu telhado é feito com 3 duomos alternando mármore branco e preto e a parte mais alta é coberta de ouro. Os dois minaretes ( torres ao lado das construções árabes) , construídos em mármore e pedra vermelha, tem 41 metros de altura , cada um e 130 degraus internamente. Nos fundos da mesquita existem ainda 4 minaretes menores coroados como aqueles localizados na frente da mesquita.
A mesquita se ergue um metro e meio acima do solo e seu chão é coberto com mármore branco e preto, imitando o livro de preces muçulmano.
O duomo principal é um salão com 7 entradas em formato de arcos cobertos de mármore . Sobre as arcadas da entrada, existe uma espécie de moldura em mármore com inscrições em mármore preto que contam a história da mesquita, e glorifica o reinado e as virtudes do imperador. As palavras escritas no arco central dizem apenas – O GUIA.
Embora as datas de início e de finalização sejam incertas, situando-se entre 1640 e 1660, afirma-se que a obra durou exatamente seis anos e que os materiais de construção e os 5 mil trabalhadores custaram a Shah Jahan um milhão de rupias, fora as imensas doações de nobres e de nawabs, governadores muçulmanos de poderes limitados. Ela também é guardiã de várias relíquias importantes para os muçulmanos, que ficam guardadas em uma sala no Portão Norte, incluindo uma antiga cópia do Alcorão escrito em pele de alce.
Foi construída