Senhor
Detalhes
Escrito por Newton C Braga
Os dínamos de bicicleta consistem numa excelente fonte de energia alternativa quando acoplado aos mais diversos sistemas mecânicos. Podemos ligá-los à rodas d'água, geradores eólicos e outros sistemas mecânicos capazes de fornecer energia para seu movimento.
No entanto, um dos problemas dos dínamos comuns é que sua tensão de saída não é regulada variando conforme a velocidade, entre 0 e mais de 15 V, conforme o tipo.
Para a alimentação de qualquer tipo de equipamento eletrônico, um excesso de tensão ou uma tensão instável é perigosa, podendo causar sua queima.
Assim, o nosso simples projeto consiste num regulador de tensão para dínamos, capaz de trabalhar com correntes de até 1 A e fornecer uma tensão de 6 V fixa, quando a entrada variar entre 8 e 15 V. Com o uso de outros circuitos integrados podemos obter outras tensões de saída.
O circuito completo do estabilizador de tensão integrado para dínamos é mostrado na figura 1.
Diagrama do Regulador de Tensão Para Dínamo. O circuito integrado deverá ser montado num radiador de calor e C1 é um capacitor que serve como reservatório de energia de modo a eliminar as oscilações de velocidade do dínamo, conforme mostra o gráfico da figura 2.
O capacitor filtra os picos. Observe que o dínamo tem um sentido correto de rotação para fornecer a tensão com a polaridade necessária à alimentação do circuito. Veja também que precisamos pelo menos 2 V acima da tensão de saída do regulador para que o circuito integrado funcione convenientemente em sua função.
Capacitores de entrada de 2 200 µF a 47 000 µF podem ser usados. Quanto maior, melhor será a estabilidade da tensão de saída, quando diante de oscilações grande da rotação do dínamo.
Observamos também que pequenos motores elétricos com imãs permanentes também funcionam como dínamos podendo fornecer energia quando forem acoplados a um sistema que os faça girar. A potência