Senhor
CONCEITOS BÁSICOS EM EPIDEMIOLOGIA
EPIDEMIOLOGIA–CONCEITO
Estudo dos fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas (IEA, 1973).
Ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde (Almeida Filho & Rouquayrol).
UTILIDADES DA EPIDEMIOLOGIA
1. Descrever a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde nas populações humanas;
2. Identificar fatores etiológicos das enfermidades;
3. Proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, assim como levar em conta as prioridades.
ÁREAS TEMÁTICAS: Doenças Transmissíveis, Serviços de Saúde, Saúde do trabalhador, Saúde da mulher e da criança, Doenças crônicas, Saúde mental, Epidemiologia Social, Nutrição, Saúde Ambiental e Outros.
Origens
“Epidemia”: Grécia clássica.
“Epidemiologia”: Texto espanhol sobre a peste (séc. XVI).
Sociedade de Epidemiologia: fundada em Londres (1850): grande impulso nas investigações etiológicas sobre doenças transmissíveis.
Séc. XX: status de disciplina científica.
Epi= sobre; demo= população; logos= tratado → estudo do que afeta a população.
Original: estudo de epidemias de doença transmissíveis.
PILARES DA EPIDEMIOLOGIA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, A ESTATÍSTICA E AS CIÊNCIAS SOCIAIS.
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Conceituada como a primeira ciência humana nos séc. XVIII e XIX (diagnósticos, prognósticos, terapêuticos). Contribui para que se possa melhor descrever as doenças, classificá-las mais adequadamente e, assim, atingir maior grau de precisão na determinação da frequência com que estão ocorrendo na população, o que se