Agasalhe-se com a nitrila

666 palavras 3 páginas
A poliacrilonitrila (PAN) é um polímero obtido a partir da polimerização do nitrila de acrílico (acrilonitrila). Pode ter forma de fibra ou resina, de acordo com a fabricação. As fibras acrílicas são usadas essencialmente como fibra têxtil (geralmente em roupas de inverno), tendo em sua composição pelo menos 85% de massa de poliacrilonitrila.

É também utilizada na produção de fibras de carbono, material com excelentes propriedades mecânicas.

A polimerização responsável pela formação da poliacrilonitrila é uma reação de adição (ou polimerização por reação em cadeia), processo no qual unidades monoméricas bifuncionais são fixadas, uma de cada vez, conforme uma cadeia, para formar uma macromolécula linear.
Propriedades[editar | editar código-fonte]
É predominantemente amorfo, mas adquire alta resistência após tração quando as macromoléculas são orientadas numa direção preferencial.
Apresenta boa resistência a solventes.
É um termoplastico, ou seja, torna-se fluido quando aquecido até certa temperatura, podendo então ser remoldado.
A composição da macromolécula resultante é um múltiplo exato do monômero reagente original (acrilonitrila).
Além das pesquisas que a Quimlab desenvolve visando a produção de materiais de referência e substâncias de alta pureza, que são comercializados pela sua divisão de Química Fina, também vem pesquisando o polímero Poliacrilonitrila (PAN), pioneiramente, o seu processo de conformação termoplástica.

Estas pesquisas se iniciaram em 1997 a partir da necessidade da síntese de padrões de poliacrilonitrila com composição certificadas para o controle de processo e produto da divisão de fibras acrílicas da antiga Rhodia Ster, hoje Radicifibras.

Entre os polímeros de Poliacrilonitrila certificados desenvolvidos para esta finalidade destacamos: PAN-co-PVA com teor de acetato de polivinila de 0 a 20%; PAN-co-PVA com teor de enxôfre de 100 a 10000 mg/kg; PAN-co-PVA com distribuição de peso molecular entre 10.000 e 500.000 Daltons.

Relacionados