Senhor
Jeferson
OBESIDADE INFANTIL E EXERCÍCIO FÍSICO
CANOAS
2012
OBESIDADE INFANTIL E EXERCÍCIO FÍSICO
Trabalho de composição de nota da disciplina de
Reabilitação do Curso de Educação Física
(Bacharelado) da ULBRA Canoas
Professora Ms Carla Lopes
CANOAS
2012
Causas da obesidade infantil
A obesidade representa uma doença multifatorial, que resulta da interação entre o meio ambiente e fatores genéticos, que podem influenciar a resposta individual a dieta e à atividade física.
Fatores ambientais que alteram o balanço energético são responsáveis pelo desenvolvimento da obesidade, e estão relacionados com a ingestão calórica e gasto energético. Esses elementos contribuem em até 80% nas causas da obesidade infantil.
Outro fator que contribui para esse quadro, sobretudo nos grandes centros urbanos é a violência, o medo que rege as grandes cidades fazem com que os pais e filhos se amedrontem em sair para as ruas. Isso tem levado os jovens à ocuparem o tempo livre com atividades sedentárias, como assistir TV, jogar vídeo game ou computador, algumas dessas crianças passam mais de 9 horas por dia em frente a algum desses aparelhos.
Crianças que assistem TV mais de uma hora por dia tendem consumir mais fast foods, doces, pizzas e menos frutas e legumes. O tempo gasto assistindo TV representa um período que poderia ser aproveitado em atividades que demandam maior gasto energético.
Além desses aspectos, outro agravante se aplica a criança e ao adolescente com sobrepeso, é a exclusão das praticas das aulas de educação física escolar. Os colegas de turma excluem os chamados “gordinhos” dos esportes, alegando que estes não possuem habilidades suficientes para praticá-los.
Tratamento da obesidade
Pode se compreender de três formas: