Senhor
1. INTRODUÇÃO 2
Gravimetria por volatilização 2
Gravimetria por precipitação 2
1. OBJETIVOS 3
2. MATERIAIS E REAGENTES 3
3. METODOLOGIA 4
4. DISCUSSÃO E RESULTADOS 4
Dados obtidos: 4
Cálculos: 4
5. CONCLUSÃO 5
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1. INTRODUÇÃO
A determinação de água higroscópica (umidade) nada mais é do que a verificação da quantidade de água presente em um determinado produto. Para tal determinação pode-se utilizar o método conhecido como gravimetria. A Análise gravimétrica basicamente determina a quantidade proporcionada de um elemento presente em uma amostra, eliminando todas as sustâncias que possam interferir e convertendo o componente desejado em um composto de composição definida, suscetível à uma pesagem. No qual usa-se valores iniciais do peso da amostra e valores finais do peso da amostra seca.
Os cálculos são realizados com base no peso atômico e peso molecular, e se fundamentam em uma constância na composição das sustâncias puras e na (estequiometria) das reações químicas.
Os principais tipos de análise gravimétrica são: a gravimetria por volatilização e por precipitação química.
Gravimetria por volatilização: Este método é geralmente utilizado quando o componente da amostra em estudo pode ser ou é volátil. É feito de forma indireta quando se pesa a amostra antes de se volatilizar o componente, em seguida pesa-se novamente a amostra, e a diferença de peso será justamente correspondida ao componente analisado. Já na forma direta evapora-se o componente desejado e em seguida a coleta por meio de condensação ou por adição de uma substância absorvente (previamente pesada, onde o ganho de peso será ligado ao componente que procura-se identificar e quantificar).
Gravimetria por precipitação: Nesse método o componente de interesse é isolado da amostra mediante a adição de uma reagente capaz de formar com ele um composto pouco solúvel. Porém para que esse método seja utilizado é