Senhor
1) Qual é a relação que existe segundo o autor entre IDH e o consumo de energia?
Nos casos aonde os países apresentam um consumo de energia acima de 1 Tep / capita por ano apresentam IDH superior a 0,8. Países com maior consumo per capita apresentam maior índice de desenvolvimento humano. Pois o consumo de eletricidade significa acesso as formas mais modernas de energia.
2) Como o autor define dimensões humanas da energia?
As dimensões humanas da energia são:
- A social, em termos das necessidades básicas do consumo da energia, da qualidade, e da quantidade da energia usada, do grau de acessibilidade à fonte energética e da geração de emprego e P&D.
- A econômica, em termos dos preços de mercado, quanto à importação, produção e exportação de energéticos, da intensidade energética do PIB, do grau de confiabilidade de desenvolvimento do sistema energético, da fonte ao uso final.
- A política, decorrente do poder econômico, relacionada com o uso governamental da renda energética, da desregulamentação e do grau da reforma estatal.
- A ambiental, referente aos recursos naturais e ao seu usufruto; em princípio, quanto as fontes energéticas, este vem através da relação reserva-produção, da dependência da exportação de energéticos fósseis, da diversidade das fontes em uso, das emissões e seus impactos sobre a cadeia energética e sobre a biodiversidade.
- A cultural, os processos de integração energética, em especial dos países da região sul-americana, fortalecem aspectos culturais no que se refere à participação das universidades e da comunidade intelectual, através de publicações acadêmicas, estabelecimento de normas e padrões e, desejavelmente, legislações em comum.
3) Segundo o autor, quais são as características em comum entre os países onde a taxa de consumo per capita de energia não ultrapassa 1 TEP por ano?
Na maior parte dos países em desenvolvimento, aonde a taxa de de consumo per capita de energia não ultrapassa 1 TEP por