Doença Idoso
Módulo 07
Principais agravos de saúde da pessoa idosa
Unidade 01
DIABETES MELLITUS
Lição 01
Introdução
Caro aluno,
Seja bem-vindo à Unidade Diabetes Mellitus!
Nesta unidade, trataremos sobre a doença Diabetes Mellitus e suas especificidades.
Veremos os critérios utilizados para diagnóstico da doença, a meta de tratamento para o idoso portador de diabetes e os cuidados específicos que esse paciente deve tomar para evitar o agravo de sua patologia.
Abordaremos, também, a importância de os profissionais de saúde incentivarem mudanças no estilo de vida da população, prevenindo, assim, o surgimento de doenças que podem ser evitadas com um pouco mais de cuidado e atenção.
Por fim, estudaremos os possíveis tratamentos medicamentosos e os transtornos que os mesmos podem causar na pessoa idosa, e os não medicamentosos, que proporcionarão melhor qualidade de vida ao paciente.
Bons estudos.
Lição 02
A doença diabetes mellitus
O diabetes mellitus é caracterizado por elevação anormal da concentração de glicose sanguínea, resultado de defeito na secreção de insulina e/ou defeito na ação da mesma.
Vejamos os dois tipos de diabetes existentes:
Tipo 1
Representa 8% dos casos entre a população em geral, com início na infância e adolescência, quando ocorre a destruição total das células produtoras de insulina.
Tipo 2
Além de ser o mais comum, esse tipo de diabetes está significativamente relacionado à genética, ao envelhecimento, ao excesso de peso e ao sedentarismo.
O diabetes tipo 2 incide em, aproximadamente, 40% dos brasileiros com mais de 65 anos.
Entre os idosos, portanto, a presença do diabetes tipo 2 deve ser atentamente considerada, uma vez que de 45 a 50% das pessoas com diabetes não sabem que são portadoras da doença.
Saiba Mais
Quando mal controlado, o diabetes pode, ao longo do tempo, causar complicações como cegueira, amputação de membros e insuficiência renal, que