Senhor
Ana Luisa Jotta Tavares
Nº de processo: 7271
Agrupamento de Escolas das Laranjeiras
Escola Secundária D. Pedro V
Curso Profissional de Artes do Espectáculo:
Cenografia, Figurinos e Adereços
Professor Orientador: Hugo Franco Matos
2012/2013
Índice
Nota Introdutória Página 3
Contextualização Página 4
Figurino a partir da indumentária francesa do século XVII
Contexto Histórico Página 5
Projecto Página 10
Realização Página 12
Análise crítica do produto final
Problemas/Melhoramentos/Propostas de Reformulação Página 15
Proposta de reformulação Página 16
Conclusão Página 17
Nota Introdutória
No início da Formação em Contexto de Trabalho (FCT) foi-nos apresentado um desafio: escolher uma época e um autor e desenhar e executar um figurino para uma personagem de uma das suas obras.
Molière, um grande dramaturgo francês do século XVII, foi o autor escolhido.
Ao longo deste relatório serão apresentadas as diferentes fases e os procedimentos técnicos desenvolvidos, durante o processo de realização da peça, tal como a pesquisa realizada e todos os materiais utilizados.
Contextualização
Este figurino foi criado como uma proposta para a Prova de Aptidão Profissional (PAP) e tem como objectivo mostrar/explorar as técnicas apreendidas durante a Formação em Contexto de Trabalho (FCT), tendo em conta o século em que se insere, o nível social da personagem, e claro, a sua personalidade.
A escolha de uma peça de Molière foi um pouco aleatória, talvez pelo título - “Le médecin volant”, traduzido em português por ”Médico à força”, que surgiu após uma pesquisa realizada sobre a época, vida e obra deste autor.
Do conjunto das personagens que compõem a história de “Médico à força”, centrei-me na personagem de Martine. Uma velha rústica, mulher de Sganarelle, um lenhador. De acordo com a minha leitura individual