senhor
Nesta ATPS, em duas etapas iniciais iremos distinguir o desenho técnico do desenho artístico; reconhecer a necessidade de aprender desenho como forma de comunicação; escolher adequadamente o formato e orientação da folha de papel; dobrar corretamente os desenhos e identificar um desenho através da legenda; utilizar a escrita e os tipos de linhas adequadas para cada tipo de aresta do desenho e entender a importância do conhecimento de desenho linear geométrico; aplicar os conceitos de desenho geométrico na construção de desenho técnico; utilizar ferramentas como régua, esquadros e compasso na construção geométrica. Essa atividade também é importante para poder representar planos inclinados e círculos em perspectivas isométricas; desenhar a perspectiva de um objeto, partindo da sua representação em vistas múltiplas; esboçar a mão livre a perspectiva de um objeto.
4
ETAPA 1
PASSO 2
a) Definir qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.
O desenho técnico deve ser legível, deve transmitir todas as características do objeto que representa, sem causar dúvidas na descrição do objeto, é destinado a explicar com rigor e exatidão a forma e as dimensões do objeto representado. Para tanto, o desenhista precisa seguir normalizações, que no caso do Brasil é regulado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Os desenhos artísticos não seguem normas ou regras, são usados para transmitir apenas ideias e sentimentos de seu autor, transmite pessoalidade e pode ter diferentes interpretações e significados. Não transmite quantificação das dimensões ou ênfase em detalhes.
b) Descrever quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
Perspectivas, que é a técnica de representação do objeto em espaço tridimensional para uma superfície plana, fazendo com que a imagem obtida se aproxime daquela que vemos.
Vistas Múltiplas, baseada no conceito de projeção