Senhor
A Doença da Membrana Hialina (DMH) ou Síndrome do Desconforto Respiratório (SDR) é uma patologia causada por imaturidade pulmonar e está relacionada à deficiência primária da produção de surfactante e da má adaptação a vida extrauterina. Acomete frequentemente recém-nascido pré-termos (RNPT) de peso inferior a 1500g, normalmente do sexo masculino, se manifesta nas primeiras semanas de vida e pode vir a ocorrer também em RNs adequados para a idade gestacional, uma vez que sua gênese está relacionada com o grau de maturidade bioquímica e anatômica pulmonar, portanto com a eficiência de produção de surfactante. Constitui um dos mais frequentes problemas respiratórios.
Outros fatores que contribuem para o aparecimento da DMH são: fatores pré-natais: sangramento materno, isoimunização pelo fator Rh, asfixia perinatal, diabete materno (classes A, B e C da classificação de White), cesariana eletiva, ligadura precoce do cordão, gemelaridade, partos traumáticos e fatores pós-natais: hipotermia, hipovolemia, hipoglicemia, choque etc.
O surfactante é uma substância produzida pelos pneumócitos tipo II, que recobrem os espaços alveolares, e tem como propriedade diminuir a tensão superficial do alvéolo pulmonar e evitar o seu colabamento no momento da expiração. Nos pulmões do RNPT, a concentração dessa substância é significativamente menor quando comparada à concentração do RN termo. Há alteração no curso da DMH logo após a administração do surfactante exógeno, sintético ou natural, melhorando rapidamente as trocas gasosas (ventilação-perfusão), o que é comprovado pela redução das necessidades de oxigênio, pelo aumento da pressão parcial de oxigênio arterial e pelo aumento da razão entre as pressões parciais de oxigênio arterial e alveolar.
O diagnóstico da DMH baseia-se na análise de dados maternos, do parto e do recém-nascido, nos exames complementares e na exclusão de outras causas de dificuldades respiratórias.
Observa-se logo após o nascimento os