senhor
Os dispositivos que armazenam informações são as memórias. Este resumo fala sobre as memórias que armazenam informações codificadas digitalmente e que podem representar qualquer tipo de dado.
A sua grande utilização está na área da informática, sendo mais utilizadas por computadores, microprocessadores, periféricos e alguns mais. Armazenam dados para todo tipo de programação, para constituir o conjunto de programas internos responsáveis pelo funcionamento de um sistema.
Classificação das Memórias:
Os principais tipos de memórias são:
1- Acesso
2- Volatilidade
3- Troca de dados
4- Tipo de armazenamento
1- Acesso
As memórias acessam suas informações nas localidades de memória que constitui-se de de um conjunto de bits denomidado endereço que permite o acesso á informações.
O tempo de acesso de uma memória, é o tempo necessário desde a entrada de um endereço até o momento em que a informação apareça na saída.
Podemos acessar as memorias de duas maneiras:
1- acesso seqüencial
2- acesso aleatório
As memórias que utilizam o acesso seqüencial passa por todas as localidades intermediárias até chegar na localidade desejada, com isso o tempo de acesso a uma determinada localidade depende da sua localização, como por exemplo num rolo magnético que se a informação estiver numa localidade no final do rolo terá que enrolar a fita até a localidade desejada, muito utilizada para grande armazenamento de dados.
As memórias que utilizam o acesso aleatório acessam diretamente a localidade desejada sem ter que passar pelas intermediárias, com isso tem um tempo de acesso muito menor. São muito utilizadas em sitemas digitais programáveis e as memórias que utilizam esse tipo de acesso são conhecidas como memória ram.
2- Volatilidade
A volatilidade nada mais é do que a capacidade de permanência das informações após o corte da alimentação, neste caso, uma memória volátil perde essas informações, uma dessas memórias é a memória RAM.