Senhor
Agradeço ao Professor Henrique Capessa, pela excelente proposta de pesquisa, por estar sempre disponível para conversar com os seus alunos e orienta-los durante o processo de aprendizagem da cadeira de Aproveitamentos Hidráulicos.
Introdução
Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada acção ou actividade humana. Estas alterações precisam ser quantificadas pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.
O objetivo de se estudar os impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as conseqüências de algumas acções, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projectos ou acções, ou logo após a implementação dos mesmos.
DESENVOLVIMENTO
Toda actividade humana gera impacto ambiental, em maior ou menor escala. A legislação brasileira pede Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatórios de Impacto no Meio Ambiente (RIMA) nas seguintes situações:
1. Construção de rodovias; 2. Construção de Ferrovias; 3. Construção de Portos e terminais; 4. Construção de Aeroportos; 5. Instalação de oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgoto; 6. Instalação de linhas de transmissão de energia elétrica (acima de 230 kV); 7. Obras hidráulicas para fins de saneamento, drenagem, irrigação, retificação de curso d'água, transposição de bacias, canais de navegação, barragens hidrelétricas, diques; 8. Extração de combustível fóssil (petróleo, xisto, carvão, gás natural); 9. Extração de minério; 10. Aterros sanitários, processamento e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos; 11. Instalação de usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de