senai tmc processos de usinagem
NOME: Vinicius Viana Giatti N°29 Turma: M2D
Instituição: João Salles Baptista da Silva
Sumario
4 Processos de usinagem
10 princípios de corte
13 torneamento
23 princípios de corte
25 conclusão
26 fontes
Introdução
Este trabalho tem como por objetivo falar sobre os seguintes assuntos tratados em sala de aula que são: Processos de usinagem, princípios de corte, torneamento e conseqüências provocadas pela obtenção de materiais ferrosos. Que são de grande importância na área da Mecânica e da metalurgia sendo que processos de usinagem, princípios de corte e torneamento nos da área mecânica estamos usando essas praticas diariamente. Além disso, temos de conhecer sobre conseqüências provocadas pela obtenção de materiais ferrosos porque no meio onde trabalhamos pode haver essas conseqüências.
Processos de usinagem
Tudo começa com o material sem forma definida que chamamos de formação original.
A transformação dos metais e suas ligas em peças podem ser realizadas por inúmeros modos, normalmente tem como ponto de partida o metal liquido ou fundido, que é derramado em uma forja com uma cavidade e esse metal e conformado de acordo com a peça que se deseja produzir que chamamos de molde.
Exemplos onde são utilizadas peças fundidas: Cantos de contêiner, carcaças de turbinas, mancais, eixo puxador de celulose e etc.
Processos de fundição
Fundição por gravidade: Fundição por gravidade consiste em preencher e solidificar as peças metálicas apenas com a utilização da força da gravidade sem a utilização de força externa.
Exemplo:
Imagem retirada de www.azoom.com
Fundição sob pressão Consiste em forçar o metal liquido sob pressão, a penetrar na cavidade do molde, chamado matriz geralmente metálica assim pode ser usada muitas vezes. Esse processo permite a fundição de peças