senac
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
Unidade Jundiaí
MÁRCIO JOSÉ MALISSE
Gestão de Resíduos Industriais
Jundiaí
2013
MÁRCIO JOSÉ MALISSE
Gestão de Resíduos Industriais
Trabalho apresentado em cumprimento às exigências para a finalização do curso Técnico em Meio Ambiente – Senac Jundiaí.
Jundiaí
2013
vvvv v v v v v v v v v v
VV
VV
V
V
X
X
Xx
X
X
X
X
X
X
X
X
X x Introdução A sociedade se desenvolveu muito nos últimos anos. Com o aumento populacional houve também o aumento no consumo. As indústrias tiverem um grande aporte tecnológico, aumentaram sua produtividade e por consequência houve aumento de resíduos que eram mal gerenciados e acabavam sendo prejudiciais ao meio ambiente, exigindo que leis fossem criadas visando adequação das empresas quanto ao gerenciamento de seus resíduos. Para iniciar um gerenciamento de resíduos é primordial o entendimento do conceito, através deste o técnico em meio ambiente atuara nas particularidades que cada resíduo apresenta, iniciando um controle sistêmico de alternativas, tratativas e disposições finais, com foco no meio ambiente e sociedade.
Conceito de Resíduo:
Segundo definição Michaelis¹, adj (lat residuu) Que resta; restante, remanescente. Aquilo que resta, que subsiste de coisa desaparecida. Substância que resta depois de uma operação química ou de uma destilação; resto, sobra.
Resíduo é qualquer substância ou objetos que são gerados pela ação do homem na transformação de recursos naturais em bens consumíveis para suprir suas necessidades e que tenham ou não a opção de serem reutilizados.
Conceito de lixo: Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e nenhum tipo de reaproveitamento e é jogado fora. É qualquer material sólido oriundo de trabalhos domésticos e industriais que não apresenta utilidade imediata no processo, e em