semiologia
Sua linguagem permite uma comparação entre contextos clínicos, populações de clientes, aeras geográficas ou tempo, identificação da enfermagem com equipes multidisciplinares, diferenciação da pratica por níveis de preparação e experiências em enfermagem e permite também, avançar nas correlações entre as atividades de enfermagem e os resultados em saúde.
Tudo isso para que se possa fomentar o raciocínio clinico dos enfermeiros no processo cuidar, considerando o raciocínio clinico como um processo de pensamento que guia a pratica, sendo assim um processo dinâmico, composto por uma sequência de pensamentos dos enfermeiros ao tomar decisões sobre suas ações e realizar o julgamento clinico da situação clinica que o paciente está apresentando. Divide-se em raciocínio processual que significa o como fazer; raciocínio interativo que focaliza o cliente como pessoa e com suas perspectivas individuais, e o raciocínio condicional, que envolve um processo multidimensional complexo de formas de pensar e requer experiência.
O julgamento clínico compreende o processo de análise e decisões complexas sobre o estado do cliente, sua família e sua situação contextual, que afetam as respostas desse cliente ou família, baseada em dados e conhecimentos para interpretação.
O Diagnóstico de Enfermagem é um julgamento clínico sobre as respostas do cliente, da família ou da comunidade aos problemas e processos da vida vigentes ou potenciais. Proporciona a base para indicar as metas e as intervenções de Enfermagem visando obter resultados esperados como responsabilidade do enfermeiro
.Na CIPE, temos os eixos: FOCO, JULGAMENTO, TEMPO, LOCALIZAÇÃO, MEIOS, CLIENTES E AÇÃO. Sendo os