Semiologia
Centro de Estudos Superiores de Caxias-CESC
Departamento de Enfermagem
Disciplina: Semiologia
Professor: Bruno Guilherme
Acadêmica: Hellem Pamerra Nunes de Morais
Semiologia
A Semiologia está relacionada com a verificação de sinais e sintomas das doenças humanas, sendo muito importante para o diagnóstico da maioria das enfermidades, assim, medidas cabíveis poderão ser adotadas para promover a melhora e a prevenção da saúde dos pacientes.
É necessário que uma ordem seja seguida para a avaliação do paciente. Primeiramente é feita a anamnese que consiste em uma entrevista que tem a intenção de ser o diagnóstico inicial, onde procura-se avaliar a queixa principal, história da doença atual, antecedentes pessoais e familiares, hábitos de vida, condições socioeconômicas e culturais e condições ambientais.
Após a coleta de todos os dados indispensáveis sobre o paciente, é realizado o exame físico que consiste no exame físico geral e o exame físico dos aparelhos. No exame físico geral analisa-se o nível de consciência, fala e linguagem, estado de hidratação, de nutrição, desenvolvimento físico e as mucosas. O exame físico dos aparelhos compreende o exame dos diferentes sistemas e aparelhos, sendo eles o da cabeça e couro cabeludo, face, pescoço, tórax, mamas, sistema respiratório, cardiovascular, gastrintestinal, geniturinário e neuromuscular.
Para esses exames utiliza-se técnicas de inspeção, palpação, percussão e ausculta. A palpação consiste no processo de observar e inspecionar na avaliação do aspecto, cor, forma, tamanho e movimento das diversas áreas corporais; a palpação está relacionada com a obtenção do dado através do tato e da pressão; a percussão é a realização de pequenos golpes para escutar sons que são emitidos pelas estruturas, podendo ser sons maciço, timpânico, som claro pulmonar e na ausculta são utilizados procedimentos que possibilita a detecção de sons do organismo, esse procedimento usa