semiologia eenfermagem
3233 palavras
13 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE FORMIGA – UNIFOR-MGDISCIPLINA: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM II - 2014
PROFA.: VILMA ELENICE CONTATTO ROSSI
1) POSIÇÕES ESPECIAIS INDICADAS PARA EXAMES E TRATAMENTOS
1.1) Posição horizontal: usada para exame digital do médico e/ou enfermeiro. Deitar o paciente em decúbito dorsal, com os membros inferiores estendidos ou ligeiramente flexionados, a fim de aliviar a tensão dos músculos abdominais; os braços cruzados sobre o peito ou repousando aos lados do corpo. Sob a cabeça colocar um travesseiro pequeno ou deitá-lo diretamente sobre a cama ou maca. Cobri-lo com lençol.
1.2) Posição de trendelemburg: esta posição é usada para cirurgias na região pélvica. O paciente fica em decúbito dorsal com o corpo inclinado e a cabeça mais baixa. Na articulação dos joelhos há uma quebra do plano inclinado e as pernas e pés caem obliquamente. Na altura dos ombros há suportes que amparam o corpo, não permitindo que escorregue da mesa. Existem mesas próprias para esta posição nas salas de cirurgias porém, pode ser improvisada, erguendo a cama com suportes nos pés.
1.3) Posição de fowler: usada para descanso e conforto do paciente, em casos de cardiopatias, para facilitar a respiração e em pacientes com lombalgias. Recostar o paciente com o fowler erguido nas costas e nos joelhos; improvisar esta posição com suporte nas costas, rolo sob os joelhos e nos pés.
1.4) Posição ginecológica: usada para exames vaginais e tratamentos, como sondagem vesical. Deitar a paciente em decúbito dorsal, com os joelhos flexionados e distanciados um do outro, os pés sobre a cama ou colocados no suporte para os pés (se estiver na mesa de exames), as nádegas ao nível da extremidade inferior da mesa. Cobrir a paciente com lençol em diagonal; as duas extremidades laterais do lençol serão enroladas nos pés, e as pontas serão presas na altura dos tornozelos. As extremidades centrais ficam uma sobre o tórax e outra sobre a região ginecológica (esta