Semiologia do sistema cardiovascular
-Na anamnese são relevantes os seguintes itens:
Idade:
Cardiomiopatias congênitas: mais comum em jovens
FR e DAC: comum em idosos
Sexo:
DAC: comum em mulheres
EM e EAo: comum em homens
Raça:
HAS e IC: mais comum em negros
Resposta a fármacos como IECA e B-bloqueadores é menor em negros.
Profissão: Atividade física e estress
Naturalidade/procedência: Doenças endêmicas, tipo Chagas.
Antecedentes familiares: casos de HAS, DAC, FR, dislipdemia, cardiopatias congênitas na família.
Antecedentes patológicos: casos de FR, DST, Coréia (para diagnostico de FR), doenças da tireóide, e uso de medicamentos.
Historia fisiológica: Menopausa, gestações e anticoncepcionais (causa de HÁ 2ª em jovens)
Hábitos de vida: Tabaco, álcool, sal, alimentação, obesidade, atividade física, drogas ilícitas, medicamentos, sobrecarga emocional.
-Principais sintomas relacionados ao sistema cardiovascular, que devem ser pesquisados e considerados na anamnese:
1)DISPNÉIA:
Descrita pelo paciente como “cansaço”, “canseira”, “falta de ar”, “fôlego curto”, é uma sensação desconfortável no ato de respirar ou dificuldade para respirar. É classifica em: subjetiva, relatada pelo paciente; e objetiva, observada pelo médico através de aprofundamento ou aceleração dos movimentos respiratórios. No paciente cardiopata indica CONGESTÃO PULMONAR, decorrente de insuficiência do VE, o que geral aumento de pressão do AE propagada pelas veias pulmonares até os capilares pulmoares, onde há transudação de liquido para o interstício. Há portanto redução da expansibilidade pulmonar, por aumento da densidade do parênquima devido ao liquido, e devido ao aumento de tecido conjuntivo. Geralmente está associada a taquipneia, devido a estimulação vagal e a redução da expansibilidade. A difusão dos gases também é comprometida, e o trabalho exagerado dos músculos reespiratórios consomem mais oxigênio que o normal.
-Tipos:
Aos esforços : Pode ser aos pequenos,