Seminário Herbicidas
Camila Benini
Gabriela Carletti
Guilherme Macedo
Juliane Nassaralla
Lucas Duarte
Raphael Leite Morais
Conceito
São compostos químicos que destroem plantas.
Empregados normalmente para matar ervas daninhas sem causar prejuízo para a vegetação.
Tem substituídos os humanos e cortadores mecânicos de grama em países desenvolvidos e, consequentemente, tem diminuído o nº de pessoas empregadas na agricultura.
Na primeira metade do séc. XX vários compostos inorgânicos foram usados para matar ervas daninhas- principalmente arsenito de sódio ,
Na3AsO3, clorato de sódio, NaClO3 ; e sulfato de cobre, CuSO4.
Gradualmente derivados orgânicos de arsênio substituíram compostos inorgânicos uma vez que eles são menos tóxicos para mamíferos. No entanto, herbicidas inorgânicos e organometálicos têm sido amplamente eliminados por causa da sua persistência no solo.
Estudos afirmam que a exposição e resíduos de pesticidas permitidas por lei em alimentos provoca de 4 mil a 20 mil casos de câncer por ano nos EUA.
Herbicidas completamente orgânicos dominam o mercado. onde sua principal vantagem é o fato de serem muito mais tóxicos para certas espécies de plantas do que para outras, sendo usado para erradicar algumas sem prejudicar outras.
Pode penetrar no corpo por quatro vias: a pele, o aparelho respiratório, a boca e os olhos.
Uso de EPI (equipamento de proteção individual):
Protetor para o rosto;
Luvas;
Óculos de proteção;
Botas;
Macacão ou calças compridas e camisa de mangas longas;
Chapéu ou boné;
Máscara respiratória.
◦
Depois de usadas as embalagens dos agrotóxicos não podem ser reutilizados, nem jogadas em
◦
qualquer lugar, devem ser colocadas em locais apropriados para lixos tóxicos. Não pode lavar as mãos, as roupas e o aparelho que usou nas fontes de água, para evitar o risco de envenenamento de pessoas e animais.
Atrazina e outras triazinas