SEMINARIO SOBRE HENRY FORD
30/07/1863
07/04/1947
“Não encontre defeitos, encontre soluções.Qualquer um sabe queixar-se.”
A teoria da administração científica teve em
Henry Ford um seguidor zeloso e aplicado.
Suas idéias, aplicadas à produção de automóveis, acabaram conhecidas como
"Fordismo". Teve o mérito de haver construído o primeiro automóvel, que realmente caminhou em velocidade e condições apreciáveis, o que conseguiu depois de anos de tentativas.
O Ford Modelo T foi apresentado no dia 01 de outubro de 1908. Ele tinha muitas inovações importantes, como o volante no lado esquerdo, o que foi logo copiado por todas as outras companhias. O motor e o câmbio eram totalmente fechados. Os 4 cilindros eram fundidos em um bloco sólido, e a suspensão usava duas molas semi-elípiticas. O carro era muito simples de se dirigir e, o mais importante, sua manutenção era barata. O veículo era tão barato em 1908, custando US$
825,00 (o preço caía todo ano) que na década de 1920 a maioria dos motoristas norteamericanos aprenderam a dirigir o Modelo T, o que deixou boas memórias para milhões de pessoas.
Em 1913, já fabricava 800 automóveis por dia.
Em 1914, estabeleceu o salário-mínimo de 5 dólares por dia de 8 horas, quando, na maioria dos países, a jornada era de 10 a 12 horas, com salários menores. Em 1915, saiu das suas fábricas um milhão de carros. Em
1926, eram já 88 as usinas Ford, cujo pessoal ascendia a mais de 150 mil homens e mulheres. A fabricação já era, então, de dois milhões de automóveis por ano.
A fabricação desse modelo ganharia notável incremento a partir de 1913, quando Henry Ford, inspirado nos processos produtivos dos revólveres Colt e das máquinas de costura Singer implanta a linha de montagem e a produção em série, revolucionando a indústria automobilística. O T era o primeiro carro projetado para a manufatura.
Pode-se afirmar com segurança que a