Seminario Para Apresenta O Herem
A demissão pode ocorrer por iniciativa do funcionário ou da organização e também pode ser analisada sob a ótica do funcionário, da organização e jurídica. Nesse estudo, o foco será na demissão motivada pela organização e a ótica também será sobre a organização.
Antes de se apresentar o conceito de demissão, é necessário se entender a definição de Oliveira (1999, p.18) sobre o trabalhador:
“Antes de ser uma mão de obra, é uma pessoa humana, que tem aspirações, que tem dignidade, que é pai de família, que é um educador, que é um companheiro nas catástrofes e nas alegrias, que é um homem de fé num futuro melhor, que está disposto a trabalhar para fazer e restaurar tantos bens necessários à sobrevivência da humanidade. A todos cabem uma pequena parte do trabalho e, excetuando os casos extremos, não cabe alijar o trabalhador, expulsá-lo do canteiro de obras, da linha de montagem de uma indústria, do balcão de uma fábrica, do balcão de uma loja de comércio.”
Todas as pessoas que de alguma forma estão envolvidas com o mundo organizacional sabem o que significa uma demissão, e por esse motivo, a grande maioria dos autores que escrevem sobre recursos humanos passam direto pelo conceito de demissão, pois o consideram sabido por todos. Porém, é importante conceituar esse evento. De acordo com Chiavenato (2001, p.70) a demissão ocorre quando "a organização decide desligar funcionários, seja para substituí-lo por outro mais adequado às suas necessidades, seja para corrigir problemas de seleção inadequada, seja para reduzir sua força de trabalho."
A demissão pode ocorrer tanto no singular, caso do conceito apresentado anteriormente, como