SEMINARIO ACETILCOLINA
E PATOLOGIAS ASSOCIADAS
SEMINÁRIO BIOQUÍMICA
Eliana Carla Pereira Santana
Rita de Cássia Costa
1º semestre
ACETILCOLINA
Definição:
Nome composto: ACETIL (A)+COLINA (Ch)=ACETIL/COLINA(Ach)
É o agrupamento de(A)ligado a uma molécula de (Ch).
(Ach) foi o primeiro neurotransmissor descoberto em 1914, pelo farmacologista inglês Henry Hallett Dale.No qual estudava alterações cardíacas devido a estimulação vagal.
A acetilcolina (Ach) é uma das substâncias neurotransmissoras presente nas terminações dos nervos simpáticos ou parassimpáticos. (Ach) é formada nas terminações nervosas a partir da colina e do acetil-CoA , por ação da enzima colina acetiltransferase sendo transportada e concentrada em vesículas pré-sinápticas e é sintetizada no axoplasma das terminações nervosas das fibras colinérgicas.
Na mente, apresenta importante desempenho nas funções cognitivas superiores, tais como a aprendizagem e a memória. Síntese:
Quando as moléculas de neurotransmissor se ligam ao receptor na membrana pós-sináptica inicia-se o processo de transdução do sinal que conduzirá a uma resposta do órgão efector. Receptores:
Os receptores neuronais de (ACh)
estão distribuídos quer no sistema nervoso central quer no sistema nervoso periférico onde funcionam nos canais iônicos . Estes receptores são divididos em duas classes:
Receptores nicotínicos inotrópicos - funcionam por abertura rápida do canal iônico .São canais iônicos dependentes de ligantes, igual aos outros membros do grupo dos canais iônicos.
Receptores
Muscarínicos
Encontramos
os receptores muscarínicos em todas as células alvos do sistema nervoso parassimpático , assim como nas células alvos nos neurônios pós ganglionares simpáticos que são colinérgicos. Enquanto os nicotínicos são encontrados nas sinapses entre os neurônios pré e pós ganglionares. PATOLOGIAS ASSOCIADAS:
Miastenia Gravis
Doença de Alzheimer
Doença de Alzheimer.
A doença de Alzheimer é a forma mais comum de