Semin rio EPA 1
SEMINáRIO teoria comportamental
FLORIANÓPOLIS
2013
Camila Machado
Francine Silveira
Giselle Souza
Indianara Coelho
Priscila de Andrade
Sofia Toral
Teoria Comportamental
Seminário apresentado para avaliação na disciplina de Evolução do Pensamento Administrativo do curso de Administração da Faculdade Borges de Mendonça.
FLORIANÓPOLIS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
Desenvolvimento 5
2.1 abordagem comportamental da administração 5
2.2 as origens da teoria comportamental 5
2.3 NOVAS PROPOSIÇÕES SOBRE MOTIVAÇÃO HUMANA 6
2.4 NECESSIDADES DE MASLOW 6
2.5 ESTILOS DE ADMINISTRAÇÃO 7
2.6 TEORIA X E TEORIA Y 7
2.6.1 TEORIA X 7
2.6.2 TEORIA Y 8
2.7 TEORIA Z 9
2.8 TEORIA DOS DOIS FATORES HERRZBERG 9
2.9 PROCESSO DECISORIAL 10
3.0 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 11
CONCLUSÃO.........................................................................................................................12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
Teoria comportamental é uma teoria aplicada à administração de empresas que a partir da década de 1950 que se desenvolveu inicialmente, nos Estados Unidos, uma nova concepção de administração, trazendo novos conceitos, novas variáveis e, sobretudo, uma nova visão da teoria administrativa baseada no comportamento humano nas organizações.
A teoria comportamental aborda as ciências do comportamento, do abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (teoria clássica, das relações humanas e da burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas.
A teoria comportamental é caracterizada por ser decorrência da teoria das relações humanas, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional.
DESENVOLVIMENTO
A Teoria Comportamental surgiu no final da década de 1940 com uma redefinição total dos conceitos administrativos: ao criticar as teorias anteriores, o beheviorimos na