Semin Rio De Biof Sica Original
Termologia: Mecanismo de produção e perda de calor
Parte 1: Amanda
Introdução
A busca do entendimento sobre os processos básicos que suportam e mantêm a vida tem estimulado a curiosidade dos cientistas para o estudo dos mecanismos orgânicos que produzem (termogênese) e que dissipam calor (termólise).
Metabolismo Basal
A respiração celular não se faz sem oxigênio. No interior das células, esse gás se combina com prótons hidrogênios para formar água endógena. Rubner concluiu que a energia dos alimentos servia, entre outras funções, para manter os processos vitais, para aquecer e para movimentar o corpo, também correlacionou a transformação metabólica dos alimentos com o consumo do oxigênio, chegando a observar que o consumo de oxigênio era praticamente constante nos indivíduos postos em ambiente confortável e sob condições controladas de alimentação. A essa demanda de gás chamou de metabolismo basal.
Temperatura Corporal
O homem mantém a sua temperatura interna entre 36,7 e 37ºC. Isso se deve à existência de mecanismos reguladores que controlam eficientemente a produção e eliminação do calor corporal. Em ambientes frios, o calor gerado no interior do corpo deva ser conservado, enquanto nos ambientes quentes deve ser dissipado para o meio. Os animais que são capazes de controlar a própria temperatura interna são chamados homeotermos.
Parte 2: Geisy
Termogênese biológica
O homem é um animal homeotermo. Em 1876, Claude Bernard demonstrou que, nos animais expostos ao frio, o calor corporal era produzido pela contração muscular (termogênese mecânica) e pelas reações bioquímicas exotérmicas (termogênese química).
Termogênese Mecânica
O calafrio A termogênese mecânica está baseada na produção de calor que ocorre durante o calafrio. Este, ocorre quando há súbita exposição ao frio ou quando se está em estado febril. O calafrio é caracterizado por uma contração desorganizada dos