semin rio da karla
A sociedade=> Karl Marx foi e é ate hoje um dos maiores criador do pensamento que critica o capitalismo, em uma de suas obras ‘ o capital manifesto comunista’ nesse livro ele analisa a produção de forma capitalista, Marx queria que a renda da sociedade fosse distribuída justa e equilibrada, economista, cientista social e revolucionário socialista. Ele também foi expulso de vários paises por seu pensamento radicalista, com envolvimento com vários radicalistas fez com que ele levantasse a bandeira do comunismo e atacasse o sistema capitalista. O que Karl Marx mais defendia era que a classe trabalhadora tinha que se unir, para assim poder derrubar os capitalistas, para acabar com o sistema abusivo, que para ele esse sistema era o mais responsável pelas crises que viam cada vez mais intensificadas pelas grandes diferenças sociais, a desigualdade.
Estado=> Para o autor o Estado localiza na esfera superestrutural, onde seu surgimento é decorrente da luta de classes, para ele era necessário ordenar essa luta, amenizando. Para ele o estado é super importante, repressivo da burguesia, ele teoriza também que as forças produtivas do modo de produção capitalistas deveriam ser desenvolvidas ao máximo até as contradições entre as classes tornarem-se insuportáveis, pois nesse momento o povo poderia contribuir para as decisões, pela própria massa popular, dentre essas decisões estaria a socialização das propriedades, para ele era super necessário uma sociedade em que todos as pessoas estivessem em uma mesma condição, e situação diante a base material, não ia existir mais classes sociais, por isso não haveria mais a necessidade de algo que regulasse as contradições entre elas.
Política= > Ele organizou uma idéia de que o direito é como regra de conduta coercitiva, essa idéia nasce da classe que é dominante, que nada mais é que a burguesia é onde ele denomina como a luta de classes.